Os produtos de automação são cada vez mais desejados por quem deseja transformar sua residência e, segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), o uso de dispositivos para casas inteligentes deve crescer 20% até 2023. Porém, os aparelhos smart vão muito além de ligar e apagar a luz, ou abrir ou trancar a porta. Com isso em mente, separamos uma lista de funções e usos diferenciados para os produtos smart: 

  1. Lâmpada inteligente 

Além de ter a função de programar quando ligar e desligar, mudar a cor e tonalidade, a lâmpada inteligente é capaz de ajudar no seu descanso e bem-estar. Em dias frios, é possível programar a lâmpada para mostrar tons avermelhados, que amenizam a temperatura do ambiente. Ou então ativar a cor azul, para aquele dia em que você tem uma dor de cabeça e quer descansar e relaxar. 

As lâmpadas inteligentes também permitem ter um controle de gastos muito maior já que são de LEDs e consomem até 80% menos energia que as lâmpadas comuns. 

  1. Interruptor

Com recursos parecidos com os das lâmpadas, o interruptor inteligente, no entanto, oferece uma vantagem. Com ele, a automação é feita de forma mais econômica, já que não há necessidade de trocar todas as lâmpadas do espaço, apenas o interruptor. Mas claro, ao usar o dispositivo combinado com uma lâmpada Smarteck por exemplo, você ganha muito mais opções de controle, como alteração de cores. 

E, claro, na programação básica de ligar e desligar a luz, você também pode programar os horários e as situações em que isso vai acontecer. Programar para acender a luz no mesmo horário em que o despertador toca, ou então em conjunto com o assistente de voz e outros aparelhos compatíveis, criar programações sobre a intensidade, quando o ligar a TV, ou quando colocar uma música.

  1. Plugues e tomadas

Os plugues e as tomadas inteligentes tornam possível que você possa ligar e desligar qualquer aparelho de sua casa, de onde você estiver. Além de tornar possível a verificação de consumo de todos eles remotamente. 

Você pode programar, por exemplo, que, em noites de calor, um ventilador ou umidificador tenha um timer, tornando possível assim o uso do eletrônico, sem ter de deixá-lo ligado a noite inteira, ou então para que ligue automaticamente, minutos antes de você acordar.

  1. Fechadura

As fechaduras inteligentes acabaram com o problema de ter de carregar chaves para cima e para baixo, ou então perdê-las por aí. Com ela, é possível abrir as portas com sua impressão  digital, por meio do cartão  smart, de senhas  personalizadas e com chaves especiais, para aumentar sua segurança e proteção.

Algumas funções da fechadura são: troca do acesso com maior frequência, bloqueio e tranca a distância, para aqueles dias em que você não tem certeza se trancou ou não a porta; e o uso da biometria como uma segunda trava, já que não basta só saber a senha, você precisa estar cadastrado no sistema.

  1. Câmera 

As câmeras inteligentes vieram para trazer tranquilidade para quem passa longos períodos fora de casa. A possibilidade de monitorar sua casa a distância aumenta a segurança, ainda mais quando combinada com outros produtos de segurança. As câmaras inteligentes permitem interação por voz, notificações – quando conectadas a sensores de presença –, gravação e visualização em tempo real do que está acontecendo e programação em conjunto com outros equipamentos inteligentes, como iluminação e alarmes.

Você pode encontrar esses produtos e muitos outros aqui: https://www.steck.com.br/pt/casaconectada/ambiente-conectado