O interruptor diferencial residual, também conhecido como IDR, é um dispositivo que funciona como um medidor de correntes de energia, que interrompe e desarma automaticamente o funcionamento do circuito, caso haja uma simples fuga de corrente igual ou superior a 30 mA, para proteger contra choques elétricos.

Imagine que você encostou em alguma parte do circuito e está sofrendo uma descarga elétrica. Nesse momento, o IDR percebe a falta dessa corrente que está sendo transferida para o seu corpo e, então, desarma o circuito instantaneamente, interrompendo o choque elétrico.

Algumas situações que podem causar fuga de energia, são: 

  • Choque elétrico.
  • Desgastes dos condutores.
  • Fiações antigas ou ressecadas.
  • Locais sujeitos a ficar molhados.

De acordo com a NBR 5410, norma que determina as condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão, o IDR é imprescindível e de uso obrigatório durante serviços elétricos. O dispositivo deve ser utilizado obrigatoriamente em locais que estão sujeitos a ficar molhados, como banheiro, lavanderia e cozinha; circuitos que alimentem tomadas externas; e circuitos que alimentem tomadas em áreas internas que possam vir a alimentar equipamentos nas áreas externas.

Por isso, é de extrema importância a utilização do IDR para a elaboração de um projeto bem dimensionado e instalado, que garanta a segurança e evite acidentes. 

Para escolher o IDR ideal para o circuito, é importante saber a corrente nominal do disjuntor, uma vez que ele deve ser igual ou maior, a fim de garantir a proteção de todo o sistema em que será aplicado. 

A Steck possui diversas opções de IDR em seus pontos de venda, físicos e on-line, e sempre recomenda a contratação de um profissional para fazer reparos e instalações na rede elétrica.